Na última atividade da manhã, o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, abordou a necessidade de construção de uma política pública de esporte com a participação dos movimentos sociais.
“Temos que construir políticas públicas com os movimentos sociais, sem que esses movimentos sejam porta-vozes do governo, mas que tenham liberdade, inclusive, para discordar dessas políticas quando elas não estiverem dando mais certo”.
Para o secretário, “ter acesso à prática esportiva é quase um luxo para a maioria da juventude brasileira”.
Wadson relacionou projetos do Ministério dos Esportes em parceria com o PRONASCI. O “Pintando a Cidadania” são cooperativas onde o Ministério dos Esportes monta uma verdadeira fábrica de material esportivo.
O programa “Praças da Juventude” visa atacar a defasagem de infra-estrutura esportiva. Essas praças são construídas numa área de 8 mil m², totalmente equipadas. Além de construir, ele frisou que é preciso ter uma política de utilização dessas praças. “A CUFA pode intermediar essa discussão sobre o conselho gestor e administração dessas praças”.
O terceiro programa é o “Esporte e Lazer da Cidade”, que abrange várias manifestações esportivas. Ele citou a idéia de criar escolinhas de basquete de rua.

Nenhum comentário:
Postar um comentário