sábado, 1 de novembro de 2008

Cufa Tocantins comemora o Dia da Favela

A população do Jardim Aureny I terá cinema de graça na próxima terça-feira (04). O evento, que acontecerá a partir das 19h30 na praça central do bairro, irá mostrar curtas produzidos por crianças e adolescentes do bairro, além do documentário sobre o casamento comunitário que aconteceu na região e, ainda, a exibição do longa metragem nacional Opaí-ó.

O evento é uma iniciativa da Casa da Árvore, responsável pelo projeto Telinha de Cinema, em parceria com a Central Única das Favelas do Tocantins (Cufa/TO). As duas organizações decidiram unir-se para promover uma intervenção cultural em comemoração ao Dia da Favela, data que contará com ações concomitantes em todos os Estados brasileiros.

O objetivo é "levar arte, cultura, lazer e cidadania ao bairro e chamar a atenção para a realidade da periferia, um lugar onde vivem pessoas batalhadoras, persistentes, criativas e talentosas lutando por uma oportunidade", explica a diretora executiva da Cufa Tocantins, Gleidy Braga. 

A criatividade está a solta na periferia e isso será mostrado nos vídeos produzidos pelos adolescentes do Aureny I, atendidos pelo projeto Telinha de Cinema. “Além de valorizar a produção local, essa é uma oportunidade para que os pais, os familiares e amigos dos alunos conheçam o trabalho realizado por eles”, explica o coordenador do projeto, Aluísio Cavalcante.

O evento é o pontapé inicial da parceria entre a Casa da Árvore a Cufa, que a partir de 2009, iram desenvolver novos projetos na área de audiovisual, incluindo além da produção de vídeos, oficinas de fotografia e atendimento psicossocial aos adolescentes e jovens envolvidos.

Nenhum comentário: