quarta-feira, 11 de março de 2009

CUFA-TO incentiva a profissionalização de grupos artísticos

A iniciativa é da Coordenação Cultural da CUFA-TO, através do ator Nival Correia. O apoio consiste na elaboração de projetos, em conjunto com os grupos culturais para concorrer ao edital do projeto BR Arte e Cultura, lançado em janeiro pela Fundação Cultural do Estado do Tocantins.
Até o momento a CUFA está auxiliando os Grupos fisionomia do RAP, com um projeto de dança e outro de música; O Grupo Abada Capoeira com projeto de oficina; O Grupo Musical FAZUÊ com projeto musical de samba; O Grupo Batatinha e Cocada com um projeto de Teatral circense; e o Grupo Chama Viva com projeto de Oficina de Teatro.
De acordo com edital, se forem contemplados os grupos ganharão R$ 1.500,00 por show e R$ 500,00 por oficina. Para Correia a elaboração técnica de um projeto não é algo fácil, requer tempo e atenção, com isso muitos artistas perdem a oportunidade de se inscrever em editais. “Estamos juntos fomentando e inserindo mais grupos nestes editais, principalmente, porque todos são muito talentosos, não participar é desperdício de matéria prima”,conclui.
O Projeto BR Arte e Cultura é uma realização e produção do Estado do Tocantins, por meio da Fundação Cultural, juntamente com o Ministério da Cultura, onde um caminhão VW 3530, equipado com palco, iluminação, sonorização, telão e camarim, tem como principal objetivo efetivar a circulação de espetáculos artísticos (dança, teatro e música), exibição de filmes, documentários e a realização de oficinas artísticas nos municípios do interior do Estado do Tocantins, criando condições materiais para que profissionais desenvolvam, produzam e circulem seus trabalhos. Os interessados poderão se escrever até 27 de março de 2009, das 08 às 12h e das 14 às 18h, na sede da Fundação Cultural do Estado do Tocantins, em Palmas ou pelos Correios, com data de postagem até 27 de março de 2009.

Nenhum comentário: